domingo, 19 de junho de 2016

Como usar as TICs na educação infantil

Tecnologias na sala de aula

Na sociedade da informação a tecnologia esta muito acessível as crianças, que demonstram certas habilidades em seu manuseio desde muito pequenas. Então por que não utilizar tais ferramentas a favor do processo ensino e aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental?


Projetos interligados com os meios tecnológicos interativos, propiciam um salto qualitativo na construção cognitiva da criança através da liberdade de expressão, autonomia, criatividade, imaginação, levantamento de hipóteses e criação.

"Nossos alunos mudaram radicalmente. Os alunos de hoje não são os mesmos para os quais o nosso sistema educacional foi criado."
                                                                   Marc Prensky

O que é preciso?

·         Ambientes de aprendizagem centradas no aluno, passando  estes a:
  •       Ter papel ativo no processo de aprendizagem.
  •        Construir o seu conhecimento.
  •       Trabalhar em grupo.
  •        Resolver problemas.

                  A criança é desafiada a:
·         Desenvolver habilidades na resolução de problemas.
·         Exercer o pensamento analítico, critico, e criativo.

                Com o uso das tecnologias através dos jogos educativos, o papel do professor altera-se, ele passa ser um facilitador para os alunos.


         Integrar tecnologia na sala de aula 

Integrar tecnologia na sala de aula, oportuniza o aumento de interesse dos alunos além de ensinar habilidades valiosas.
            As tecnologias não substituem as ferramentas tradicionais de ensino, pelo contrário, completam-nas, adicionando uma grande variedade de experiências.






 Nas salas de aula são usadas TICs convencionais como:
  • O aparelho de som: músicas de diferentes estilos - visa trabalhar a estimulação motora, auditiva, cognitiva, afetiva, sociabilidade e expressão corporal como: ginástica, dança e teatro.





  • TV e DVD: filmes e vídeos - contribuem para o   desenvolvimento sócio cognitivo.



  • Máquina fotográfica: fotografias - registram as atividades realizadas.











  •      Filmadora: filmagem - registram momentos de interação entre os educandos, família e comunidade escolar.






  •  Livros de histórias infantis: para que a criança possa através de sua imaginação viajar e viver as mais lindas experiências através das histórias.



  • Revistas: para procurar gravuras de pessoas, animais, plantas, ou de acordo com o tema que está sendo trabalhado.








  •  Data show: para mostrar aos pais através de fotos e filmagens, os momentos de interação e aprendizagem dos educandos, também para homenageá-los nos momentos das festas externas (Dia das Mães, Dia dos Pais e no Encerramento do ano letivo/Natal).







  •  Álbum seriado: confeccionado com diferentes tipos de gravuras.











  •  Livros, apostilas, computadores, pesquisas extra classe: realizadas pelo professor para elaborar o plano de aula e as atividades dirigidas.



Trabalho realizado pelas educadoras:Célia,Clédima,Edilma,Jessika,Joice.
Fontes de pesquisa:Google imagens/alunaspedagogiac11.blospot.com.br/alunaspedagogiaapuc.com.






2 comentários:

  1. Parabéns, pelo trabalho postado!Ficou realmente muito bom! #orgulhosa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,muito legal está metodologia de aprendizado. Super moderno e atual.

    ResponderExcluir