segunda-feira, 20 de junho de 2016



Entrevista com a pedagoga Leda Cristina do Couto nascida em Santo Antônio do Monte, MG. Onde foi professora durante 5 anos no antigo Jardim de Infância Maria Michla (anos 80). Professora de Educação  Infantil e Alfabetizadora, durante 25 anos na prefeitura Municipal de S.A. Monte e nas escolas estaduais do município. Atualmente é professora no curso de Magistério na escola Dr Álvaro Brandão e Coordenadora pedagógica no Instituto Maria Angélica de Castro-IMAC.

    





                     "A importância do brincar na educação infantil"

"Jogo é uma construção social que deve ser estruturada desde cedo. E o professor pode enriquecer essa experiência"

(magistérioQual a importância de brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil?

Leda- De acordo com o RCNEI - Referencial curricular Nacional de Ed. Infantil, vol.2;p.22, "brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da autonomia". Brincar ajuda a construir o conhecimento e pode ser entendido como um momento em que as crianças podem expressar seus sentimentos, podendo gradativamente aceitar a existência do outro, fazendo com que valorizem o trabalho em equipe. Além  de propiciar momentos prazerosos.

(magistério) Qual a melhor forma de utilização dos brinquedos/brincadeiras na sala de aula? 

                     Leda- Através de atividades lúdicas. Atividades que mantenham a
                     espontaneidade da criança: jogos e faz de conta.

(magistério) É importante que a escola ensine brincadeiras antigas e tradicionais? Por quê?

Leda- Sim. O resgate das brincadeiras antigas propicia as crianças o conhecimento e a valorização da cultura.

(magistério) Desde quando as brincadeiras foram incorporadas como ferramenta de ensino na Educação Infantil?

Leda- De acordo com Oliveira (1990) as atividades lúdicas são a essência da infância. Mas nem sempre foi valorizada. Ao retomar a história e evolução do homem na sociedade, vamos perceber que nem sempre a criança foi considerada como hoje. Antigamente, era considerada como um mini adulto. Apenas no século XX, psicólogos e pedagogos começaram a considerar a criança como um ser especial, com características e necessidades próprias. Portanto, as atividades espontâneas e a valorização das brincadeiras, jogos e brinquedos como fator importante para a aprendizagem, iniciaram-se com a chegada do construtivismo.

(magistério) Na sua opinião quais os principais educadores ou pedagogos que se destacaram na área de brinquedos educativos?

Leda- Vygotsky, Lúria, Walon, Piaget.

(magistério) Quais as principais brincadeiras que se pode  trabalhar na Educação Infantil? 

Leda- Brincadeiras de faz de conta e jogos.

(magistério) Nos dias atuais onde as crianças tem mais contato com eletrônicos, qual a importância de ensina-las a voltar a  brincar?

Leda- Os jogos eletrônicos não oferecem as crianças o desenvolvimento afetivo e social. As brincadeiras sim oferecem a elas o desenvolvimento integral, social, afetivo, físico e intelectual, pois através da ludicidade elas constroem conceitos, relacionam ideias, estabelecem relações logicas, desenvolvem a expressão corporal e oral reforçam habilidades sociais, reduzem a agressividade e constroem seu próprio conhecimento. A máquina nunca vai conseguir substituir o lugar do afeto.
 
(magistério) Conte-nos uma experiência entre você e um aluno em que a brincadeira proporcionou uma aprendizagem significativa?

Leda- Lembro-me com saudades, de um momento prazeroso vivido com meus alunos, na escola. No castelinho em meados anos 90. Construí com eles um projeto de matemática, onde eles vivenciaram situações de compra e venda, reconhecimento de letras e sílabas em rótulos de produtos, classificação, seriação e construção de vários conceitos matemáticos. O projeto recebeu o nome de "Brincando de Supermercado".                               Quantos sorrisos presenciei! Quanta aprendizagem! Quanto significado! Um momento lindo de humanização da aprendizagem! 


"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzenlin) 


Um comentário:

  1. Parabéns, meninas! Parabéns Leda, pelos anos dedicados à educação infantil, tenho certeza que você muito contribuirá no enriquecimento do blog.
    #emocionada

    ResponderExcluir