segunda-feira, 20 de junho de 2016

O tema de hoje é: 
               A Roda de Conversa na Educação Infantil

Feito pelo grupo de educadoras: Daniele, Elaine, Elisangela, Niviana e Solange.


Consultamos o psicólogo estudante da PUC - MG, Luís Henrique de Assis Miranda, que trabalha juntamente com crianças de até 06 anos de idade nas CEMEIs São José e Dona Chiquita, creches  no município de Santo Antônio do Monte - MG. Em entrevista simples, inteiramente voltada para a prática da rodinha e sua importância na vida das crianças, para saber como a cabecinha de nossos alunos trabalha nesse período tão importante para elas, o período pré-escolar.

Educadoras: - O que a criança aprende na rodinha?

Psicólogo Luís Henrique: - A criança aprende a expressar seus sentimentos e pode também se inscrever no mundo através da linguagem, marcar o seu lugar. Eles enquanto sujeitos querem ocupar seu espaço. Isso tudo é necessário para a criança conseguir se expressar e o professor nesse sentido tem a função de significar para essa criança os sentimentos.

Educadoras: - Devemos deixar as crianças expressar suas opiniões na rodinha?

Psicólogo Luís Henrique: - O autor chamado Bernard Charlot fala sobre a questão de que a relação do ensinar não vem só do professor, o aluno aprende com o colega também, através da troca de experiência. O professor também aprende com a criança.

Educadoras: - Como e em que a rodinha ajuda no desenvolvimento da criança? 
          
Psicólogo Luís Henrique: A rodinha também passa pela questão de que quando a criança se vê através do outro colega ela pode descobrir um mundo que está paralelo daquilo que ela conhece, ela vai descobrir termos novos, novas palavras, outras histórias e a relacionar alguns fatos. Isso vai aguçando a curiosidade dela. E o mais importante é que ela tenha a atenção voltada para o colega naquele momento, que ela possa fazer um laço, um vínculo com o próximo.

Educadoras: - Qual a importância da rodinha na Educação Infantil?

Psicólogo Luís Henrique: -  O educador tem na mão um artificio que atraves dele, ele  pode entender o que a criança tenta expressar. É um momento que deve ser livre e que se deve levar em conta qualquer forma de manifestação da criança. Não é o momento que deve ficar ironizando, menosprezando, desconsiderando o que a criança traz. Tudo possui uma subjetividade que é de cada um, uma característica própria de cada criança, ela vai trazer para a rodinha parte do mundo dela.

Educadoras: - É importante a rodinha na vida das crianças?

L. H.: - A rodinha é um momento que eu considero que deve ser usado com descontração pela interação que ela promove, porque é o momento em que a criança irá relatar alguns fatos do dia a dia dela e consideramos pela ótica da psicanalise que todos nós somos seres falantes e construídos através da linguagem, pela própria linguagem. Quando um bebê se constrói como sujeito é sempre através do outro como sua mãe, por exemplo, quando a mãe nomeia o que é o choro ou a dor. Quando a criança não tem a comunicação pela linguagem ela precisa do contato para se comunicar.



Conclusão:
A relação estabelecida com o saber, com a troca e o contato com o próximo está inteiramente ligado a construção da criança como sujeito inserido na sociedade. Um movimento longo e complexo, que nunca estará completamente acabado é chamada EDUCAÇÂO. A educação deve ser levada em termos de representação, enquanto adquirir conhecimento depende de como o sujeito estabelece suas formas de perceber-se e ser notado diante do mundo.


Para saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem verbal, leia com o grupo um trecho do volume III do Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, do Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
Sugestão de livros para o professor:

Um comentário:

  1. Parabéns! Vocês me surpreenderam trazendo uma entrevista para abordar o tema, ficou muito bom! #feliz

    ResponderExcluir