Tecnologias
na sala de aula
Na
sociedade da informação a tecnologia esta muito acessível as crianças, que demonstram certas habilidades em seu manuseio desde muito
pequenas. Então por que não utilizar tais ferramentas a favor do processo
ensino e aprendizagem na educação infantil e no ensino fundamental?
Projetos interligados com os meios tecnológicos interativos, propiciam
um salto qualitativo na construção cognitiva da criança através da liberdade de
expressão, autonomia, criatividade, imaginação, levantamento de hipóteses e
criação.
"Nossos alunos mudaram radicalmente. Os alunos de hoje não são os mesmos para os quais o nosso sistema educacional foi criado."
O
que é preciso?
·
Ambientes de aprendizagem centradas no aluno,
passando estes a:
- Ter papel ativo no processo de aprendizagem.
- Construir o seu conhecimento.
- Trabalhar em grupo.
- Resolver problemas.
A criança é desafiada a:
·
Desenvolver habilidades na resolução de
problemas.
·
Exercer o pensamento analítico, critico, e
criativo.
Com o uso das tecnologias
através dos jogos educativos, o papel do professor altera-se, ele passa ser um
facilitador para os alunos.
Integrar tecnologia na sala de aula
Integrar
tecnologia na sala de aula, oportuniza o aumento de interesse dos alunos além
de ensinar habilidades valiosas.
As tecnologias não substituem as ferramentas tradicionais
de ensino, pelo contrário, completam-nas, adicionando uma grande variedade de
experiências.
Nas salas de aula são usadas TICs convencionais
como:
- O aparelho de som: músicas de diferentes estilos - visa trabalhar a estimulação motora, auditiva, cognitiva, afetiva, sociabilidade e expressão corporal como: ginástica, dança e teatro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCCRoJP_T_dfmOykqk5qCHa1oRXVZahKLf2XUl4V0xSEhsO5XzR3JwoyRIiEMOeebBYGWhCWWRv-4q8vcEM4AyapcpIxtJyMV3h3S-ZCr8UfSdZqSfRshq13BU8HiYLO7PQG_enpY7oVI/s200/images+%25281%2529.png)
- TV e DVD: filmes e vídeos - contribuem para o desenvolvimento sócio cognitivo.
- Filmadora: filmagem - registram momentos de interação entre os educandos, família e comunidade escolar.
- Livros de histórias infantis: para que a criança possa através de sua imaginação viajar e viver as mais lindas experiências através das histórias.
- Revistas: para procurar gravuras de pessoas, animais, plantas, ou de acordo com o tema que está sendo trabalhado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcsKikyPuitKomU34NfGgGecX91Beznew0WxY3j4PuQdNJ0zCi3ykGw6Wqriw7BvoiNV9Gev7IQDYgmlsnlWXgY1UU31PZR9emt9YxoL6Aj7iQ0ZU4obNqpXGPGq_L_wvlxUxuq3CXW2k/s200/download+%25281%2529.jpg)
- Data show: para mostrar aos pais através de fotos e filmagens, os momentos de interação e aprendizagem dos educandos, também para homenageá-los nos momentos das festas externas (Dia das Mães, Dia dos Pais e no Encerramento do ano letivo/Natal).
- Álbum seriado: confeccionado com diferentes tipos de gravuras.
- Livros, apostilas, computadores, pesquisas extra classe: realizadas pelo professor para elaborar o plano de aula e as atividades dirigidas.
Trabalho realizado pelas educadoras:Célia,Clédima,Edilma,Jessika,Joice.
Fontes de pesquisa:Google imagens/alunaspedagogiac11.blospot.com.br/alunaspedagogiaapuc.com.
Parabéns, pelo trabalho postado!Ficou realmente muito bom! #orgulhosa
ResponderExcluirParabéns,muito legal está metodologia de aprendizado. Super moderno e atual.
ResponderExcluir