O tema de hoje é:
A Roda de Conversa na Educação Infantil
A Roda de Conversa na Educação Infantil
Feito pelo grupo de
educadoras: Daniele, Elaine, Elisangela, Niviana e Solange.
Consultamos
o psicólogo estudante da PUC - MG, Luís Henrique de Assis Miranda, que trabalha juntamente
com crianças de até 06 anos de idade nas CEMEIs São José e Dona Chiquita, creches no município de Santo
Antônio do Monte - MG. Em entrevista simples, inteiramente voltada para
a prática da rodinha e sua importância na vida das crianças, para saber como a
cabecinha de nossos alunos trabalha nesse período tão importante para elas, o
período pré-escolar.
Educadoras: - O que a criança aprende na
rodinha?
Psicólogo
Luís Henrique: - A criança aprende a expressar seus sentimentos e pode também se inscrever no
mundo através da linguagem, marcar o seu lugar. Eles enquanto sujeitos querem
ocupar seu espaço. Isso tudo é necessário para a criança conseguir se expressar
e o professor nesse sentido tem a função de significar para essa criança os
sentimentos.
Psicólogo Luís Henrique: - O autor chamado Bernard Charlot
fala sobre a questão de que a relação do ensinar não vem só do professor, o
aluno aprende com o colega também, através da troca de experiência. O professor
também aprende com a criança.
Educadoras:
- Como e em que a rodinha ajuda no desenvolvimento da criança?
Psicólogo
Luís Henrique: A rodinha também passa pela questão de que quando a criança se
vê através do outro colega ela pode descobrir um mundo que está paralelo
daquilo que ela conhece, ela vai descobrir termos novos, novas palavras, outras
histórias e a relacionar alguns fatos. Isso vai aguçando a curiosidade dela. E o
mais importante é que ela tenha a atenção voltada para o colega naquele
momento, que ela possa fazer um laço, um vínculo com o próximo.
Educadoras:
- Qual a
importância da rodinha na Educação Infantil?
Psicólogo
Luís Henrique: - O educador tem na mão
um artificio que atraves dele, ele pode entender o que a criança tenta expressar.
É um momento que deve ser livre e que se deve levar em conta qualquer forma de
manifestação da criança. Não é o momento que deve ficar ironizando,
menosprezando, desconsiderando o que a criança traz. Tudo possui uma
subjetividade que é de cada um, uma característica própria de cada criança, ela
vai trazer para a rodinha parte do mundo dela.
Educadoras:
- É importante
a rodinha na vida das crianças?
L. H.: - A rodinha é um momento que eu considero que deve ser usado com
descontração pela interação que ela promove, porque é o momento em que a
criança irá relatar alguns fatos do dia a dia dela e consideramos pela ótica da
psicanalise que todos nós somos seres falantes e construídos através da
linguagem, pela própria linguagem. Quando um bebê se constrói como sujeito é
sempre através do outro como sua mãe, por exemplo, quando a mãe nomeia o que é
o choro ou a dor. Quando a criança não tem a comunicação pela linguagem ela
precisa do contato para se comunicar.
Conclusão:
A
relação estabelecida com o saber, com a troca e o contato com o próximo está
inteiramente ligado a construção da criança como sujeito inserido na sociedade.
Um movimento longo e complexo, que nunca estará completamente acabado é chamada
EDUCAÇÂO. A educação deve ser levada em termos de representação, enquanto
adquirir conhecimento depende de como o sujeito estabelece suas formas de
perceber-se e ser notado diante do mundo.
Para saber mais sobre o desenvolvimento da linguagem verbal, leia com o
grupo um trecho do volume III do Referencial Curricular Nacional de Educação
Infantil, do Ministério da Educação http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf
Sugestão de livros para
o professor:
Parabéns! Vocês me surpreenderam trazendo uma entrevista para abordar o tema, ficou muito bom! #feliz
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