Entrevista com a pedagoga Leda Cristina do Couto nascida em Santo Antônio do Monte, MG. Onde foi professora durante 5 anos no antigo Jardim de Infância Maria Michla (anos 80). Professora de Educação Infantil e Alfabetizadora, durante 25 anos na prefeitura Municipal de S.A. Monte e nas escolas estaduais do município. Atualmente é professora no curso de Magistério na escola Dr Álvaro Brandão e Coordenadora pedagógica no Instituto Maria Angélica de Castro-IMAC.
"Jogo
é uma construção social que deve ser estruturada desde cedo. E o professor pode
enriquecer essa experiência"
(magistério) Qual a importância de brincar no
desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil?
Leda-
De acordo com o RCNEI - Referencial curricular Nacional de Ed. Infantil,
vol.2;p.22, "brincar é uma das atividades fundamentais para o
desenvolvimento da autonomia". Brincar ajuda a construir o conhecimento e
pode ser entendido como um momento em que as crianças podem expressar seus
sentimentos, podendo gradativamente aceitar a existência do outro, fazendo com
que valorizem o trabalho em equipe. Além
de propiciar momentos prazerosos.
(magistério)
Qual a melhor forma de utilização dos brinquedos/brincadeiras na sala de
aula?
Leda- Através de
atividades lúdicas. Atividades que mantenham a
espontaneidade da criança: jogos e faz de conta.
espontaneidade da criança: jogos e faz de conta.
(magistério) É importante que a
escola ensine brincadeiras antigas e tradicionais? Por quê?
Leda- Sim. O resgate das brincadeiras antigas propicia as crianças o conhecimento e a valorização da cultura.
(magistério) Desde quando as
brincadeiras foram incorporadas como ferramenta de ensino na Educação Infantil?
Leda- De acordo com Oliveira (1990) as atividades lúdicas são a essência da infância. Mas nem sempre foi valorizada. Ao retomar a história e evolução do homem na sociedade, vamos perceber que nem sempre a criança foi considerada como hoje. Antigamente, era considerada como um mini adulto. Apenas no século XX, psicólogos e pedagogos começaram a considerar a criança como um ser especial, com características e necessidades próprias. Portanto, as atividades espontâneas e a valorização das brincadeiras, jogos e brinquedos como fator importante para a aprendizagem, iniciaram-se com a chegada do construtivismo.
(magistério)
Na sua opinião quais os principais educadores ou pedagogos que se
destacaram na área de brinquedos educativos?
Leda- Vygotsky, Lúria, Walon, Piaget.
(magistério) Quais as principais
brincadeiras que se pode trabalhar na
Educação Infantil?
(magistério) Nos dias atuais onde as
crianças tem mais contato com eletrônicos, qual a importância de ensina-las a
voltar a brincar?
Leda-
Os jogos eletrônicos não oferecem as crianças o desenvolvimento afetivo e
social. As brincadeiras sim oferecem a elas o desenvolvimento integral, social,
afetivo, físico e intelectual, pois através da ludicidade elas constroem
conceitos, relacionam ideias, estabelecem relações logicas, desenvolvem a
expressão corporal e oral reforçam habilidades sociais, reduzem a agressividade
e constroem seu próprio conhecimento. A máquina nunca vai
conseguir substituir o lugar do afeto.
(magistério) Conte-nos uma
experiência entre você e um aluno em que a brincadeira proporcionou uma aprendizagem significativa?
Leda-
Lembro-me
com saudades, de um momento prazeroso vivido com meus alunos, na escola. No castelinho em meados anos 90. Construí com eles um projeto de
matemática, onde eles vivenciaram situações de compra e venda, reconhecimento de
letras e sílabas em rótulos de produtos, classificação, seriação e construção de
vários conceitos matemáticos. O projeto recebeu o nome de "Brincando de Supermercado". Quantos sorrisos presenciei! Quanta aprendizagem! Quanto significado! Um
momento lindo de humanização da aprendizagem!
Parabéns, meninas! Parabéns Leda, pelos anos dedicados à educação infantil, tenho certeza que você muito contribuirá no enriquecimento do blog.
ResponderExcluir#emocionada