A Importância da Psicomotricidade
na Educação Infantil
Ou seja, a psicomotricidade baseia-se em três pilares principais: o intelecto, o afeto e o movimento.
Cabe a psicomotricidade na educação infantil estimular as percepções da criança, bem como o desenvolvimento de seu esquema corporal. Assim aos poucos, a criança vai organizando "seu mundo" através do corpo.
O desenvolvimento psicomotor envolve diversos tipos de aprendizagem, aprofundando e expandindo a experiência individual de cada criança.
"Meu corpo não é apenas um conjunto de órgãos, nem o dócil executor das decisões da minha vontade. Ele é o lugar onde vivo, sinto, onde existo. Lugar de desejo, prazer e sofrimento, domicílio da minha identidade, do meu ser." (André Lapierre, 2002 - Criador da Psicomotricidade Relacional)
O corpo e a aprendizagem andam juntos! É por meio do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento, desde seu nascimento, guardando experiências e sentimentos.
A Educação Psicomotora, vê o movimento como algo que tem perfeita relação com a conduta e a personalidade do indivíduo e não como um processo isolado.
Através da atividade psicomotriz o professor visa resolver ou atenuar as dificuldades ou deficiências facilitando, assim, a adaptação da criança nas diversas fases do seu desenvolvimento.
No cotidiano da educação infantil devemos preparar a criança para a sua futura vida escolar, pois ela precisará, usar as mãos para escrever e portanto, deverá ter uma boa coordenação fina.
A criança terá mais habilidade para manipular os objetos (lápis, borracha etc), se tiver ciente de suas mãos como parte de seu corpo e tiver desenvolvido padrões específicos de movimento.
A criança deverá aprender a controlar seu tônus muscular de forma, a saber dominar seus gestos. Para um desenvolvimento pleno é necessário que haja equilíbrio: psíquico, motor, afetivo, social e uma boa experiência cognitiva.
A função do educador é auxiliar a criança a desde cedo controlar o próprio corpo, equilibrar a respiração, saber usar braços, pernas, aprender a direcionar para a direita, esquerda, saber organizar percepções e atenção e a dominar as noções do tempo, espaço e ritmo.
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA = EDUCAÇÃO GLOBAL
A Educação Psicomotora, vê o movimento como algo que tem perfeita relação com a conduta e a personalidade do indivíduo e não como um processo isolado.
Através da atividade psicomotriz o professor visa resolver ou atenuar as dificuldades ou deficiências facilitando, assim, a adaptação da criança nas diversas fases do seu desenvolvimento.
A criança terá mais habilidade para manipular os objetos (lápis, borracha etc), se tiver ciente de suas mãos como parte de seu corpo e tiver desenvolvido padrões específicos de movimento.
A criança deverá aprender a controlar seu tônus muscular de forma, a saber dominar seus gestos. Para um desenvolvimento pleno é necessário que haja equilíbrio: psíquico, motor, afetivo, social e uma boa experiência cognitiva.
A função do educador é auxiliar a criança a desde cedo controlar o próprio corpo, equilibrar a respiração, saber usar braços, pernas, aprender a direcionar para a direita, esquerda, saber organizar percepções e atenção e a dominar as noções do tempo, espaço e ritmo.
A educação psicomotora compreende o ser humano como um ser completo!
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