A Importância da Psicomotricidade
na Educação Infantil
![Resultado de imagem para psicomotricidade](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgq5ELhYtfanmXNCUFkRlaYrRtKNPuh5hgfJR7y91TMEEFMTLrR9ExSu-oqGsW2gmOwvJ3-gmOEZ6XvQRCdzhtRnXz1_oCrHoP_FfFsX_svCtLooYK6wPPgJPzJ1HCHY8821h1g-B9sicg/s640/psicomotricidade-1.fw.png)
Ou seja, a psicomotricidade baseia-se em três pilares principais: o intelecto, o afeto e o movimento.
Cabe a psicomotricidade na educação infantil estimular as percepções da criança, bem como o desenvolvimento de seu esquema corporal. Assim aos poucos, a criança vai organizando "seu mundo" através do corpo.
![Resultado de imagem para criança descobrindo o pé](https://thumbs.dreamstime.com/t/baby-foot-mouth-24725637.jpg)
O desenvolvimento psicomotor envolve diversos tipos de aprendizagem, aprofundando e expandindo a experiência individual de cada criança.
"Meu corpo não é apenas um conjunto de órgãos, nem o dócil executor das decisões da minha vontade. Ele é o lugar onde vivo, sinto, onde existo. Lugar de desejo, prazer e sofrimento, domicílio da minha identidade, do meu ser." (André Lapierre, 2002 - Criador da Psicomotricidade Relacional)
O corpo e a aprendizagem andam juntos! É por meio do corpo que o indivíduo entra em contato com o conhecimento, desde seu nascimento, guardando experiências e sentimentos.
A Educação Psicomotora, vê o movimento como algo que tem perfeita relação com a conduta e a personalidade do indivíduo e não como um processo isolado.
Através da atividade psicomotriz o professor visa resolver ou atenuar as dificuldades ou deficiências facilitando, assim, a adaptação da criança nas diversas fases do seu desenvolvimento.
No cotidiano da educação infantil devemos preparar a criança para a sua futura vida escolar, pois ela precisará, usar as mãos para escrever e portanto, deverá ter uma boa coordenação fina.
A criança terá mais habilidade para manipular os objetos (lápis, borracha etc), se tiver ciente de suas mãos como parte de seu corpo e tiver desenvolvido padrões específicos de movimento.
![Resultado de imagem para coordenação motora fina criança](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sHxJDLVvUD8U3EDXnSbmSfeh8LpHAlsekyS2vJx43l5_sbc1iuLls3nIdlhd6uAw-ZSGA629KyTWbCIFqQ5F9hwoVGULV2rWPF345cxeiByaIuAlV4qVKDLh4R7SDvinAmUSJbpZuRsiZbS2C9TUgo=s0-d)
A criança deverá aprender a controlar seu tônus muscular de forma, a saber dominar seus gestos. Para um desenvolvimento pleno é necessário que haja equilíbrio: psíquico, motor, afetivo, social e uma boa experiência cognitiva.
A função do educador é auxiliar a criança a desde cedo controlar o próprio corpo, equilibrar a respiração, saber usar braços, pernas, aprender a direcionar para a direita, esquerda, saber organizar percepções e atenção e a dominar as noções do tempo, espaço e ritmo.
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA = EDUCAÇÃO GLOBAL
A Educação Psicomotora, vê o movimento como algo que tem perfeita relação com a conduta e a personalidade do indivíduo e não como um processo isolado.
Através da atividade psicomotriz o professor visa resolver ou atenuar as dificuldades ou deficiências facilitando, assim, a adaptação da criança nas diversas fases do seu desenvolvimento.
![Resultado de imagem para brincar para conhecer o corpo](https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/a5/81/0d/a5810dcde4cb3f3e8cad7040d96f16e1.jpg)
A criança terá mais habilidade para manipular os objetos (lápis, borracha etc), se tiver ciente de suas mãos como parte de seu corpo e tiver desenvolvido padrões específicos de movimento.
![Resultado de imagem para coordenação motora fina criança](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikuQxmTMkMR8-cC5uMYTJ5QI5WB5bUDzbMytEjZoCwLVurIlbwr6LiK8EKbwmn4XH90TluKobznFlXoYfsDDURkwklqO78gEJncXrCn2q5BMI0JNFN_iZawp426hxT7h4Qr5Po4YrhIfMy/s200/fine+motor3.jpg)
A criança deverá aprender a controlar seu tônus muscular de forma, a saber dominar seus gestos. Para um desenvolvimento pleno é necessário que haja equilíbrio: psíquico, motor, afetivo, social e uma boa experiência cognitiva.
A função do educador é auxiliar a criança a desde cedo controlar o próprio corpo, equilibrar a respiração, saber usar braços, pernas, aprender a direcionar para a direita, esquerda, saber organizar percepções e atenção e a dominar as noções do tempo, espaço e ritmo.
A educação psicomotora compreende o ser humano como um ser completo!
![Resultado de imagem para criança brincando lateralidade](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJzeAuXniytq6D9Uy_kKl9o0FZ58mtCR5wCed82SMLd55_cOS43TRkyL4z_G0_yCH2USdbhcEJhLOKO-Qo_6YSerQm2l8zLNVNUtRHwftW2JEdPWyQnOKsVuygp8MOM50WeAie8knM_ks/s640/post+5.png)
Nenhum comentário:
Postar um comentário